Marilene Gomes

Marilene Gomes

Artista Plástica
Eu Marilene Gomes, artista plástica, natural da cidade de Paulista-PE, comecei a pintar aos 9 anos de idade logo após o falecimento da minha mãe. Encontrei na pintura a fuga para o sofrimento e a tristeza de não ter mais minha mãe perto de mim.
Aos 12 anos de idade, vendi minha primeira tela, com isso, fui convidada a participar da festa de emancipação da cidade em que morava, Paulista-PE. Foi lá que tive a oportunidade de apresentar meus trabalhos, o que causou euforia nas pessoas que me prestigiaram.
Como artista autodidata, tenho a liberdade de expressar tudo o que tenho no mais profundo do meu ser, toda a lembrança da minha infância, das festas culturais e folclóricas da minha terra, assim como o Maracatu Rural, Bumba Meu Boi, Frevo, Pastoril, Festa do Cavalo Marinho, Encontro de Mamulengos, Burrinhas de Olinda entre outras festas populares, assim como amo retratar as belezas naturais das praias e paisagens típicas do nordeste brasileiro.
Por alguma razão, percebo que minha criativa sempre me leva a lugares onde há aglomerado de pessoas. Me encanta ver multidões seja celebrando a vida em alguma festa típica ou correndo atrás da vida nas estacoes de trens, metros e ônibus. Para muitos estar dentro de um congestionamento de transito pode significar momentos de stress ou agonia, mas para mim e uma oportunidade de observar a diversidade e as diversas formas que uma megalópole como São Paulo tem a oferecer.
Desde então, tenho participado de diversas exposições, bienais, feiras culturais, eventos, salões de arte aqui no Brasil e em outros países.
Fui premiada em vários salões de arte, tais como
· Brasil 500 anos- ACM- São Paulo- 1999
· V Salão de Arte da ACM São Paulo- A Visão do Século XXI- 2000· Exposição Individual- De Volta as Raízes- Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco- Recife-PE- 2000
· I Salão de Artes Plásticas de Barueri, com as obras Bumba Meu Boi e Homem da Meia Noite e Mulher do Dia. Premiada com Menção Honrosa- 2001.
· Foire De Caen- Normandia- Franca- 2001
· Exposição A Beleza da Arte Naif- Barueri-SP- 2005
· XII Salão de Inverso de Artes Plásticas de Mairiporã-SP- 2005.
· XVI de Pinturas e Artes Alvacir Ribeiro de Souza- Troféu Ouro com a obra Homenagem ao Mestre Capiba- 2005.
· Exposição Coletiva- Olhar sobre a Arte Naif Brasileira- Centro Empresarial do aço- São Paulo-SP-2005.
· Exposição Um povo que cultua sua História- Homenagem aos 23 anos de tombamento do centro histórico de Santana de Parnaiba-SP-2005. Evento em que garantiu minha participação no livro do Sexto ano- Fundamento da Língua Portuguesa, com a obra Retrato de Parnaíba.
· XX Mostra Afro-brasileira Palmares- Obra Começou o coco- Casa da Capoeira- Londrina-PR- 2005.
· Bienal Naifs do Brasil- SESC Piracicaba- Obra Dança do coco-2006.
· XVIII Salão de Pinturas e Artes Alvacir Ribeiro de Souza- Troféu aquisição com a obra Os Bonecos Gigantes de Olinda- 2007.
· Exposição individual SESC Ipiranga-SP, título FESTANCA- 2007.
· Exposição II Arte & Artistas de Barueri- 2008.
· Bienal Naifs do Brasil- Premio Incentivo com a obra Encontro de Maracatu Rural de Olinda- PE e Barraca do Seu Edigar. Piracicaba- SP-2008
· Bienal Naifs do Brasil- Obra Estação da Luz- Piracicaba-SP- 2014
· Bienal Naifs do Brasil- Menção especial obra Metro Barra Funda- Piracicaba-SP-2016.
· Atualmente participando da I Bienal Internacional Naifs em Socorro-SP, com a obra Pastoril de Zé da Silva, premiada com Menção Especial.

Fontes:
Texto: Fornecido pelo artista.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!