Mariana Quito
Mariana Quito (Alentejo, Portugal, 1928 – Santos, SP, 2003) foi uma notável ceramista, pintora e gravurista luso-brasileira. Nascida em São Miguel de Machede, Alentejo, ela mudou-se para Lisboa em 1954, onde começou a se dedicar ao trabalho com cerâmica. De 1959 a 1964, estudou pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e gravura no curso noturno da Escola do Boulevard de Montparnasse, sob a direção de Jean Delpech.
Entre 1962 e 1963, Mariana Quito foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, onde expôs no Salão dos Independentes, Salão dos Artistas Franceses e Salão das Belas-Artes. Durante esse período, ela recebeu o 1º Prêmio do Atelier Souverbi, o 1º Prêmio do Concurso Lefranc e a 1ª Menção Honrosa da Municipalidade da Cidade de Paris.
Ao retornar a Portugal, Quito continuou a trabalhar com gravura, especialmente na Cooperativa dos Gravadores Portugueses, em Lisboa. Ela foi recompensada com prêmios nacionais em diversas exposições, incluindo o Salão da Primavera (1967), Salão de Outono (1968), I Salão de Artes Plásticas de Setúbal (1968) e o 1º Prêmio de Verão da Junta de Turismo da Costa do Sol.
Realizou exposições individuais em Lisboa, Estoril e Luanda. Em 1975, mudou-se para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo, onde continuou sua carreira artística e atuou como professora de gravura. O Museu Municipal de Belo Horizonte organizou uma exposição de suas obras que circulou pelos principais museus do Brasil. A Cooperativa dos Gravadores Portugueses publicou quatro de seus trabalhos.
A partir de 2000, Mariana Quito coordenou o curso de gravura da Secretaria de Cultura em Santos, cujo ateliê hoje leva seu nome, Ateliê de Gravura Mariana Quito. Participou de várias bienais, incluindo Paris (1967), Péscia (1968), Liège, Ljubliana, Catânia, Madrid, Barcelona (1969), Rijeka (1972) e na II Bienal Internacional de Gravura em Frenchen. Suas obras estão representadas no Gabinete das Estampas da Biblioteca Nacional de Paris e em muitas outras coleções nacionais e internacionais.
Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.