Maria Tomaselli Cirne Lima

Maria Tomaselli

Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, Áustria, 1941) é uma pintora e gravadora austro-brasileira. Estudou filosofia em sua terra natal antes de se mudar para o Brasil em 1965, onde se estabeleceu em Porto Alegre. No Brasil, ela estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger, e gravura com Eduardo Sued, Danúbio Gonçalves e Anna Letycia Quadros.

Artista socialmente engajada, Maria Tomaselli incorpora questões filosóficas em seu trabalho, questionando a arte e promovendo o intercâmbio de experiências e reflexões com outros artistas. Ela também atuou como cronista e colaboradora de cultura do Segundo Caderno do jornal Zero Hora até 2006.

Em 1978, Maria Tomaselli participou da 1ª Bienal Latino-Americana de São Paulo, na Fundação Bienal, e em 1999, foi artista convidada na II Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Ela participou de inúmeras exposições, coletivas e individuais, no Brasil, Europa e América Latina.

Maria Tomaselli é casada com Carlos Roberto Velho Cirne Lima e possui doutorado em Filosofia, realizado na Áustria.

Em 2015, lançou o romance "Kai", que conta histórias sobre sua vida e a de seu marido, Carlos Cirne Lima. Em 2019, publicou o livro "Ela se Chama Azelene", que explora temas como desigualdade social e sistema carcerário, refletindo sua perplexidade frente às desigualdades sociais.

Em 2019, o cineasta Henrique de Freitas Lima produziu uma série de documentários dedicados a artistas gaúchos, com o terceiro episódio sendo dedicado a Maria Tomaselli, destacando sua vida e obra.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista