Marcos Reis Peixoto

Marepe

Brasil - 1970

Marepe, nome artístico de Marcos Reis Peixoto (Santo Antônio de Jesus, Bahia, 1970), é um renomado artista visual brasileiro. Em 1988, iniciou o curso de artes plásticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Sua primeira exposição individual ocorreu em 1990 no Centro Cultural Cruz das Almas, em Cruz das Almas, Bahia. No ano seguinte, iniciou o curso de licenciatura em desenho e plástica na UFBA e, por sua participação na 1ª Bienal do Recôncavo, realizada em São Félix, Bahia, recebeu como prêmio uma viagem à Alemanha.

Em 1992, Marepe lecionou na Escola de Artes Plásticas da UFBA. Em 1996, expôs no 3° Salão de Artes Plásticas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), onde recebeu o prêmio aquisição. Nesse mesmo ano, participou da mostra Antarctica Artes com a Folha, em São Paulo, sendo premiado com uma viagem à Documenta de Kassel, Alemanha, junto com os artistas Rivane Neuenschwander e Cabelo.

Marepe passou a expor suas obras, que frequentemente fazem referência às tradições populares nordestinas, em diversas galerias e instituições no Brasil e no exterior. Em 2005, teve a oportunidade de expor no Centro Pompidou, em Paris, como parte dos eventos do Ano do Brasil na França.

Suas obras exploram uma variedade de mídias e abordagens, refletindo um profundo engajamento com a cultura e o cotidiano nordestino, transformando objetos e práticas populares em arte contemporânea que ressoa tanto no contexto brasileiro quanto internacional.

Fontes:
Foto: http://www.irdeb.ba.gov.br/soteropolis/wp-content/uploads/2010/12/C9A94D14409442F99A02C144230E83AE1.jpg

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista