Marco Buti

Marco Buti

Marco Buti (Empoli, Itália, 1953) é um gravador, desenhista e professor que se mudou para o Brasil em 1962. Graduado em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 1980, Buti tem uma carreira marcante tanto na produção artística quanto na educação. Em 1984, ele frequentou o curso de litografia ministrado por Regina Silveira na ECA/USP.

Entre 1986 e 1995, Buti lecionou gravura e desenho no Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA/Unicamp), onde foi um dos responsáveis pela montagem do ateliê de gravura. Em 1990, recebeu o prêmio aquisição na 9ª Mostra de Gravura Cidade de Curitiba. Concluiu seu mestrado em artes plásticas na ECA/USP em 1994 e, em 1995, passou a ministrar aulas de gravura e desenho na mesma instituição. Nesse ano, publicou o livro "Marco Buti, Coleção Artista da USP" pela editora Edusp.

Buti foi agraciado com o prêmio de gravura pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1997 e recebeu o Prêmio Internazionale di Biella per l'Incisione em Biella, Itália, em 1999. Durante as décadas de 1980 e 1990, participou de diversas exposições coletivas e realizou várias exposições individuais, incluindo a mostra "Ir, Passar, Ficar", que apresentou a conclusão de sua tese de doutorado no Centro Cultural São Paulo (CCSP) em 1999.

Marco Buti é conhecido por sua habilidade em gravura e desenho, e seu trabalho como professor e artista tem contribuído significativamente para o desenvolvimento das artes plásticas no Brasil.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista