Manuel Álvarez Bravo

Manuel Álvarez Bravo

- 1902 - 2002

Manuel Álvarez Bravo (4 de fevereiro de 1902 - 19 de outubro de 2002) foi um fotógrafo artístico mexicano e uma das figuras mais importantes da fotografia latino-americana do século XX. Nascido e criado na Cidade do México, Bravo desenvolveu sua paixão pela fotografia de forma autodidata, apesar de ter frequentado aulas de arte na Academia de San Carlos.

Sua carreira, que durou do final da década de 1920 até a década de 1990, teve seu auge entre as décadas de 1920 e 1950. Bravo era conhecido por capturar imagens do cotidiano de maneira irônica ou surrealista, rejeitando o pitoresco e evitando estereótipos através de elementos sutis em suas fotografias. Seu trabalho inicial foi influenciado por tendências europeias, mas rapidamente ele incorporou influências do movimento muralista mexicano e do impulso cultural e político da época para redefinir a identidade mexicana.

Manuel Álvarez Bravo realizou inúmeras exposições de suas obras, colaborou com o cinema mexicano e fundou a editora Fondo Editorial de la Plástica Mexicana. Ao longo de sua vida, recebeu vários prêmios e reconhecimentos, especialmente a partir da década de 1970. Em 2017, seu trabalho foi reconhecido pelo registro Memória do Mundo da UNESCO, solidificando seu legado na história da fotografia mundial.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista