Lasar Segall

Lasar Segall

Lituânia - 1891 - 1957

Lasar Segall nasceu em 1891 em Vilna, capital da Lituânia. Aos 15 anos, mudou-se para a Alemanha, onde ingressou na Academia de Belas Artes de Berlim. Em 1910, transferiu-se para Dresden e continuou seus estudos na Academia de Belas Artes local. Foi nesse período que começou a produzir suas primeiras gravuras. Posteriormente, integrou-se ao movimento expressionista alemão.

Em 1912, Segall viajou para a Holanda e, no ano seguinte, fez sua primeira visita ao Brasil, onde expôs em São Paulo e Campinas. Após retornar a Dresden em 1914, ele se tornou um participante ativo do movimento expressionista.

Em 1923, Segall voltou ao Brasil e se estabeleceu em São Paulo. Durante esse período, suas obras passaram a retratar o povo e a paisagem brasileiros, ajustando suas técnicas e paleta de cores às nuances tropicais. "Perfil de Zulmira" é um exemplo de sua tentativa de definir uma temática local através do retrato.

Em 1930, Segall iniciou suas primeiras esculturas. Dois anos depois, ele colaborou na fundação da Sociedade Pró Arte Moderna (SPAM) e criou o cenário e a decoração para sua inauguração. Em 1935, dedicou-se a uma série de retratos da pintora Lucy Ferreira, retornando posteriormente aos temas expressionistas.

Na década de 1950, Segall incorporou características abstracionistas em seu trabalho. Ele participou das I, III, IV e V Bienais de São Paulo e da XXIX Bienal de Veneza. Lasar Segall faleceu em São Paulo em 1957. Em 1970, o Museu Lasar Segall foi fundado em sua antiga residência, na Vila Mariana.

Fontes:
Foto: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/lasar-segall.html

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista