José Bento

José Bento

Brasil - 1962

Nascido em Salvador, Bahia, em 1962, José Bento Franco Chaves é um escultor autodidata que se mudou para Belo Horizonte em 1966. Durante os anos de 1981 a 1988, José Bento dedicou-se à criação de miniaturas utilizando palitos de picolé, uma fase marcada por detalhismo e inovação. Suas obras foram exibidas pela primeira vez em 1989 no Palácio das Artes em Belo Horizonte, onde também apresentou caixas artesanais de madeira e vidro com desenhos internos feitos com mercúrio. Neste período, ele iniciou a exploração de esculturas feitas a partir de troncos caídos, selecionados principalmente na Mata Atlântica, entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Entre 1990 e 1991, José Bento desenvolveu a série "Roda", distanciando-se das miniaturas e explorando novas formas artísticas que o levaram a participar de diversas exposições coletivas e a ganhar o Prêmio Brasília de Artes Plásticas no 12° Salão Nacional de Artes Plásticas. Em 1993, teve uma exposição solo na Casa Guignard, em Ouro Preto.

Desde 2000, José Bento expandiu suas técnicas para incluir materiais como vidro, espelho e granito. Em 2004, suas esculturas foram destaque no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, consolidando sua reputação como um inovador no campo da escultura brasileira.

Fontes:
Foto: http://www.galeriafirenze.com.br/?pg2=artista&id=81

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista