Jarbas Lopes

Jarbas Lopes

Brasil - 1964

Nascido em 1964, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.
Vive e trabalha em Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. Bacharelado em Escultura, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. A produção de Jarbas Lopes inclui escultura, desenho, instalação e performance, e também projetos de cunho conceitual, nos quais o artista trabalha antes o imaginário de uma proposição do que sua realização propriamente dita.
É o caso da Cicloviaérea, a rigor um meio de transporte - um plano levemente inclinado, ligando um ponto a outro do trajeto com bicicletas, dispensando assim o uso de combustível. Contudo, tal plano não foi construído, mas, sim, esculturas-bicicletas que são símbolo do projeto. Uma série de desenhos, feitos com caneta esferográfica sobre papel, ilustra este imaginário, narrando histórias de um passeio de bicicleta. As obras de Jarbas Lopes operam em um campo relacionado às margens do capitalismo, valorizando o artesanal e o original e resistindo à massificação crescente do nosso momento histórico.

Fonte:
Foto: http://glamurama.uol.com.br/os-fuscas-da-obra-troca-troca-de-inhotim-foram-dar-uma-voltinha-pela-regiao/
Texto: http://www.galerialuisastrina.com.br/artistas/jarba-lopes/ http://www.inhotim.org.br/inhotim/arte-contemporanea/obras/cicloviaerea/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!