Ivan João Alvarez Marquetti

Ivan Marquetti

Ivan João Alvarez Marquetti (Rio de Janeiro, RJ, 21 de abril de 1941 – Ouro Preto, MG, 2 de outubro de 2004), conhecido como Ivan Marquetti, foi um pintor, desenhista e gravurista brasileiro. Suas obras são marcadas pela aplicação de tinta espatulada, criando texturas únicas em suas paisagens e casarões antigos. Marquetti capturava cenas de cidades históricas de Minas Gerais e temas da natureza, incluindo sua famosa viagem pela Amazônia, onde pintou paisagens da nascente do Rio Negro.

Marquetti estudou gravura e desenho no Instituto de Belas Artes da Guanabara entre 1958 e 1961 e, em 1962, mudou-se para Ouro Preto, onde viveu grande parte de sua vida. Ele se aproximou de figuras influentes como Carlos Scliar, Inimá de Paula, Vinícius de Moraes e Carlos Bracher. Em 1963, viajou para Paris para aprimorar suas técnicas artísticas. De volta ao Brasil, Marquetti dividiu seu tempo entre várias cidades, como Rio de Janeiro, Olinda e outras cidades históricas mineiras.

Em 1967, criou o Grupo de Serigrafia no Rio de Janeiro, e entre 1979 e 1981, explorou as florestas e rios da Amazônia, inspirando-se para criar uma série de trabalhos sobre a natureza. Marquetti é lembrado por seu estilo único, que mistura a paleta do fovismo com um expressionismo caracterizado por linhas retas e cores vibrantes, refletindo sua visão singular da paisagem brasileira.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista