Iuri Sarmento

Iuri Sarmento

Brasil - 1969

Iuri Sarmento, nascido em 1969, é um pintor brasileiro que vive e trabalha em São Paulo. Formou-se em artes plásticas pela Escola Guignard, em Belo Horizonte, e passou muitos anos em Salvador, onde absorveu influências da azulejaria portuguesa, um elemento recorrente em suas obras.

Sarmento tem uma carreira marcada por exposições em diversos estados do Brasil, bem como internacionalmente na Espanha, Portugal, Argentina, e mais recentemente, uma individual em Paris na galeria Agnes Monplaisir. Suas pinturas estabelecem uma conexão direta com a herança visual portuguesa, evocando imagens que ressoam na memória cultural e afetiva.

O artista é conhecido por suas composições pop-barroco que celebram o excesso e a saturação. A justaposição de cores improváveis e a multiplicidade de texturas e detalhes - brilhantes e opacos, listras e bolas, flores e figuras geométricas - criam um vocabulário excepcional de efeitos pictóricos.

Iuri Sarmento faz parte de uma geração de artistas da Bahia que ganhou ressonância nacional nos anos 90, graças a uma eficiente estratégia de promoção conduzida pelo Museu de Arte Moderna da Bahia. As figuras curiosas de suas obras remetem ao grande mestre Sante Scaldaferri e dialogam profundamente com a arte popular nordestina. Ao mesmo tempo, ele se destaca como um discípulo criativo e diferenciado de artistas renomados da geração 80, como Leonílson, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão.

Fontes:
Foto: Arte Hall

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista