Igor Romualdo

Igor Romualdo

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado no cenário de arte internacional, especialmente por proporcionar visibilidade a artistas de grande valor que estavam à margem do sistema artístico. A exposição "Meu Território", apresentada em São Paulo pelo J.B Goldenberg - Escritório de Arte, é um prenúncio de destaque entre os jovens artistas em atividade hoje no Brasil. Essa seleção traz ao público o trabalho vigoroso em xilogravura de Igor Romualdo, integrante do coletivo Xiloceasa e frequentador do Instituto Acaia desde os seus 8 anos de idade.

Igor é um artista e desenhista primoroso que estabelece seu processo criativo sustentado pela riqueza de detalhes que o suporte da xilogravura, a madeira, oferece. Sua criação transita pelo registro de elementos da fauna brasileira e estabelece um diálogo poético entre o desenho esculpido pela goiva na madeira, somados aos sinais marcados pelo tempo e pela natureza na formação de seus veios e texturas.

As obras selecionadas propõem personagens diversas da natureza, estabelecidas por uma unidade cromática entre o papel e sua fusão com a tinta transferida da matriz em madeira. Esta dimensão é impregnada pelo artista na obra, resultado do jogo sutil entre a razão e a emoção.

Igor é um artista atento ao seu meio e procura sempre referências espontâneas para suas composições, como as mais recentes, frutos de sua viagem pelos rios do Mato Grosso do Sul. Em seu processo criativo, se destaca por desenhar diretamente no suporte sem estudos prévios, preferindo trazer diretamente de sua memória visual os traços que escava na madeira.

Não se trata apenas de uma "estética popular"; seu trabalho é resultado da observação da vida e da sua continuidade estabelecida através da arte, registrada nas personagens ou nas figuras, cenas simbólicas. Ora enigmático, ora formal, Igor escava seu território para construir poesia e conduzir de forma pura o observador ao seu mundo imagético.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista