Iberê Camargo

Iberê Camargo

Brasil - 1914 - 1994

Iberê Bassani de Camargo (1914-1994) foi um pintor, gravador, desenhista, escritor e professor brasileiro, nascido em Restinga Seca, Rio Grande do Sul. Sua formação artística começou em 1928 na Escola de Artes e Ofícios em Santa Maria, onde estudou pintura com Frederico Lobe e Salvador Parlagreco. Entre 1936 e 1939, estudou arquitetura no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre e pintura com Fahrion.

Em 1942, Camargo mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou brevemente na Escola Nacional de Belas Artes, insatisfeito com a abordagem acadêmica, estudou com Guignard e fundou o Grupo Guignard em 1943. Em 1947, recebeu um prêmio de viagem ao exterior e estudou em Roma e Paris com mestres como Giorgio de Chirico e André Lhote.

Retornando ao Brasil em 1950, Camargo tornou-se membro da Comissão Nacional de Artes Plásticas e fundou o curso de gravura do Instituto Municipal de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1953, que hoje é a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ele foi pioneiro na organização de exposições inovadoras como o Salão Preto e Branco e o Salão Miniatura, e lecionou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir de 1970.

Sua vida foi marcada por um incidente em 1980, quando matou um homem em legítima defesa, um evento que influenciou profundamente sua vida e obra. Camargo recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Santa Maria em 1986. Suas publicações incluem um tratado sobre gravura em metal e livros sobre técnicas de gravura e contos autobiográficos.

Fontes:
Foto: http://iberecamargo.org.br/o-artista/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista