Carlos Augusto Martins Lacaz

Guto Lacaz

Brasil - 1948

Carlos Augusto Martins Lacaz, conhecido como Guto Lacaz, é um artista plástico e arquiteto nascido em São Paulo em 1948. Formado pela FAU SJC em 1974, Lacaz começou sua carreira artística em 1978 ao ganhar o prêmio "Objeto Inusitado – Arte Aplicada" no Paço das Artes, dando início a uma trajetória de inovações e experimentações.

A primeira exposição individual de Lacaz, "Idéias Modernas", foi realizada em 1982 na Galeria São Paulo. No ano seguinte, apresentou a "Eletro Performance" na FUNARTE SP e participou da 18º Bienal com a obra "Eletro Esfero Espaço" na exposição "A Trama do Gosto". Durante os anos 80, destacou-se com instalações como "Auditório para questões delicadas" no lago do Ibirapuera e "Cosmos – um passeio no infinito" no MASP.

Nos anos 90, Lacaz continuou a explorar a interseção entre arte e tecnologia, com projetos como "Periscópio" no Arte Cidade II e o espetáculo "Máquinas III" no Teatro Cultura Artística. Recebeu a prestigiada Bolsa Guggenheim e em 2003 lançou a série de serigrafias "Pequenas Grandes Ações". Em 2007, sua exposição "Gráfica" no CCSP lhe rendeu o prêmio APCA de Obra Gráfica.

Recentemente, Lacaz criou a escultura hidro-cinética "Ondas d’água" para o SESC Belenzinho e participou do "Aberto Brasília" com o "Objeto Flutuante não Identificado - OFNI Paranoá". Em 2012, inaugurou o conjunto eólico "Cláudio, Leonardo e Orlando Villas Boas" no Parque Estoril SBC e realizou a exposição "Eletro Livros" no Maria Antonia.

Autor de livros como "Desculpe a Letra", "Gráfica", "omemhobjeto" e "80 desenhos", Lacaz é conhecido por seu humor e capacidade de surpreender, sendo membro da AGI.

Fontes:
Foto: Crédito para Edson Kumasaka

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista