Gladys Maldaun

Gladys Maldaun

Brasil - 1943

Inicia sua vida artística em 1961, quando frequenta os cursos de modelo-vivo e pintura sob a orientação do professor José Roncoleto (Lubra).

Entre 1965 e 1975, a artista aperfeiçoa-se na figura: cursa Anatomia e Retrato com o Professor Amedeo Scavone. Em 1970 acompanha os cursos de Composição e Sumiê ministrados pelo pintor chinês Chen Kong Fang.

De 1974 a 1976, seguiu os cursos de pintura mural, do Professor Manuel Villaseñor, e o de Modelado, do Professor Juan Luis Vassallo Parodi, na Escola Superior San Fernando, em Madri, na Espanha.

Gladys especializou-se em pintura, especialmente a óleo, pastel e aquarela. Em sua obra, sempre figurativa, a artista busca retratar paisagens e figuras humanas; é um registro bastante particular, primordialmente realizado in loco. Muitos de seus trabalhos acabam por ganhar um caráter de registro histórico, como é o caso da série de pastéis que retratam o bairro do Brás, em São Paulo, na década de 1980.

Sobre seu trabalho, Arthur Carvalho escreveu no Diário de Pernambuco, em 1981: "Gladys (...) Logo cedo descobriu que a pintura, como qualquer setor da arte, exige do artista, além do talento, iniciação, aprendizado, trabalho, tenacidade, sangue, suor e lágrimas. (...) e como não queria ser apenas uma diletante, tratou de aperfeiçoar-se de 65 a 69 em anatomia e retrato, com o professor Amadeo Scavone, completando seus conhecimentos em Composição e Sumiê com o pintor chinês Fang (...) Neste momento, tenho diante de mim alguns de seus quadros, onde moleques se espreguiçam e mulheres humildes penteiam os cabelos de suas amigas (...) uma hábil paisagista e uma pintora social, honesta e bendita. Uma pintora bendita".

Fonte:
Foto: http://abaaquarela.blogspot.com.br/2012/09/
Texto: https://www.trapeziogaleria.com/artistas/e-i/gladys-maldaun

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!