Geraldo De Barros

Geraldo De Barros

Brasil - 1923 - 1998

Geraldo de Barros (Chavantes, São Paulo, 1923 - São Paulo, São Paulo, 1998) foi um fotógrafo, pintor, gravador, artista gráfico, designer de móveis e desenhista influente na arte brasileira. Começou seus estudos em desenho e pintura em 1945, sob a tutela de Clóvis Graciano, Yoshiya Takaoka e Colette Pujol. Em 1946, começou a fotografar utilizando uma câmera que ele mesmo construiu, focando inicialmente em jogos de futebol nas periferias de São Paulo e experimentando com técnicas de manipulação de negativos.

De Barros foi um dos fundadores do Grupo 15 e do Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB), importantes espaços para a fotografia moderna no Brasil. Em 1948, conheceu a Teoria da Gestalt, que influenciou profundamente seu trabalho, culminando na exposição "Fotoformas" em 1950 no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), um marco para a fotografia experimental.

Após receber uma bolsa do governo francês em 1951, estudou litografia na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e gravura com Stanley William Hayter em Paris. Também estudou na Hochschule für Gestaltung em Ulm, Alemanha, onde foi influenciado por Max Bill, importante teórico da arte concreta.

De volta ao Brasil em 1952, juntou-se ao Grupo Ruptura, promovendo a arte concreta e mais tarde, atuou significativamente no desenho industrial e na comunicação visual. Fundou a Cooperativa Unilabor, a Hobjeto Móveis e a Form-Inform, inovando no design de móveis e na criação de marcas e logotipos. Em 1966, ajudou a estabelecer o Grupo Rex, mostrando sua versatilidade e compromisso com a inovação nas artes e no design.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve produtos estarão disponíveis!