Francisco Stockinger

Francisco Stockinger

Áustria - 1919 - 2009

Francisco Alexandre Stockinger (Traun, Áustria, 1919 - Porto Alegre, RS, 2009) foi um renomado escultor, gravador, desenhista, caricaturista, xilógrafo e professor que se estabeleceu no Brasil. Chegando ao país em 1921, Stockinger se fixou em São Paulo em 1929, onde estudou desenho com Anita Malfatti no Colégio Mackenzie. Em 1937, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro em 1946. Durante esse período, interagiu com importantes artistas como Bruno Giorgi, Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann e Maria Leontina.

Além de suas atividades artísticas, Stockinger criou caricaturas e charges políticas para jornais. Em 1954, mudou-se para Porto Alegre para trabalhar na diagramação do jornal A Hora e começou a produzir xilogravuras. Naturalizado brasileiro em 1956, foi eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, posição que ocupou novamente em 1978.

Stockinger foi fundamental na fundação e direção do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre em 1961 e dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e a Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Estado em 1967. Em 1985, ministrou um curso de escultura com modelo vivo com Vasco Prado no Margs. Suas contribuições para a cultura e as artes foram reconhecidas com o título de cidadão honorário de Porto Alegre em 1994 e um prêmio do Ministério da Cultura na área de artes plásticas em 1997.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista