Fernanda Gomes

Fernanda Gomes

Brasil - 1960

Maria Fernanda Corrêa Gomes (Rio de Janeiro RJ 1960).
Estuda na Escola Superior de Desenho Industrial - Esdi da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, entre 1977 e 1978. A partir de 1984, atua como designer de projetos gráficos. Apresenta sua primeira exposição individual na Galeria Macunaíma, no Rio de Janeiro, em 1988.
A artista realiza suas obras com objetos de uso cotidiano e trabalha constantemente com elementos frágeis e transitórios. Cria principalmente instalações, explorando em seus trabalhos as propriedades dos materiais que as compõem e seus significados afetivos. Participa, entre outros, do evento Arte Cidade: a Cidade e Suas Histórias, ocorrido em São Paulo, em 1997. Desde o fim da década de 1990, sua obra tem repercussão no exterior, sendo objeto de análise em artigos publicados em periódicos especializados como Art News, Artforum, ArtNexus e Art in America.
Em 2000, recebe o 4º Prêmio Scipione, em Macerata, na Itália. Em exposição ocorrida em 2002 na Adam Art Gallery, Wellington, na Nova Zelândia, realiza intervenções e explora características do espaço expositivo, como por exemplo, os tons criados pela incidência da luz natural. Em trabalhos recentes, como o realizado numa capela do século XV, no Museo de Arte Contemporáneo Español, em Valladolid, na Espanha, em 2005, utiliza pequenos objetos cotidianos, pedras e materiais orgânicos para intervir no espaço expositivo.

Fonte:
Foto: http://brasilidade.canalblog.com/archives/2013/10/17/28232966.html
Texto: FERNANDA Gomes. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 de Abr. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 9

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!