Fefe Talavera

Fefe Talavera

Brasil - 1979

Fefe Talavera é graduada em artes plásticas mas encontrou na street art o combustível que procurava para dar mais força às suas idéias. Seus trabalhos mais conhecidos são colagens feitas a partir de letras tipográficas recortadas dos populares cartazes que são pregados nos muros de São Paulo, anunciando os shows do fim de semana. Mas o repertório de Fefê é vasto e técnico, presente nas pinturas, desenhos ou carvings. E sempre povoado por monstros inspirados na mitologia maia e azteca, influência da sua sua ascendência mexicana. Em São paulo, faz parte do time de artistas da galeria Choque Cultural.
Pela primeira vez em Belo Horizonte, a artista irá apresentar na mini galeria uma série de desenhos e também pintará uma parede. Fefe Talavera e suas pinturas de monstros são metáforas de emoções fortes e do subconsciente humano, como raiva, medo, sonhos ou desejos. Produzindo imagens de animais coloridos e fantásticos, ela se conecta com o “lado obscuro” de sua posição interior auto para as raízes culturais do artista, bem como a energia primária e poderoso de seu trabalho nas ruas em todo o mundo.
Nascida em 1979, Fefe foi criada como uma nativa meia mexicana, meia brasileira. E é em São Paulo onde mora até hoje, além de sua segunda casa em Madrid, Espanha. Interessada em todos os tipos de “underground”, movimentos como Street Art e Graffiti cena de sua cidade natal, fez uma impressão importante sobre o artista. Sua energia criativa, portanto, prima encontrada correspondência muito mais no estilo, em ângulo tribal-como ela desenvolveu enquanto trabalhava nas ruas, que em seus estudos em artes plásticas que ela terminou com um bacharelato na FAAP em São Paulo. Como para outros artistas de sua geração, ela percebe São Paulo como uma megalópole contemporânea abalada por problemas sociais, econômicos e ecológicos que teve um impacto negativo sobre a paisagem urbana. As paredes públicas continuam a ser uma possibilidade de mostrar o que é belo “dentro” das personalidades fortes das pessoas que vivem lá. Street Art e Graffiti no Sul e América Central pode também ser compreendida na tradição da arte mural-político, refletindo a vida urbana contemporânea (“Murales”).


Fefe, que é inspirada pela mitologia maia ou asteca e sua herança mexicana, é mais conhecida por seus monstros feitos de letras cortadas de cartazes, de anúncios encontrados nas ruas. Essa colagens estão relacionadas com a admiração da artista para a tipografia, livros e impressos. Considerando que a “carta-monstros” se tornou muito popular em breve devido à sua originalidade, Fefe finalmente sentiu-se inundada por ter que gastar mais tempo em recortar, do que na criação de algo. Deste modo, ela retornou seu repertório na pintura e no desenho nos últimos anos. Tendo exposto em todo o mundo: Moscou, Nova Iorque, Sevilha, Berlim, Los Angeles, Viena,Madri e Amsterdam, e recentemente na Polônia, para citar apenas alguns lugares por onde deixou sua marca.

Fonte:
Foto: https://www.minigaleria.com/fefetalavera
Texto: https://www.minigaleria.com/fefetalavera

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • Fefe Talavera

    Sem título

    Avaliação:

    R$30.000,00
    Por Fefe Talavera Sem título

    Medidas

    Altura: 140 cm

    Largura: 140 cm

    Descrição

    Técnica: Outra

    Estado de conservação: Bom

1 Item(s)