Eduardo Sued

Eduardo Sued

Brasil - 1948

Eduardo Sued, nascido no Rio de Janeiro em 1948, graduou-se em Engenharia pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro. Em 1949, estuda desenho e pintura com Henrique Boese, e entre 1950 e 1951, trabalha como desenhista no escritório de Oscar Niemeyer. Em 1951, muda-se para Paris, frequentando as academias La Grande Chaumière e Julian, onde entra em contato com as obras de mestres como Picasso, Miró, Matisse e Braque.

Retorna ao Rio em 1953, estuda gravura em metal com Iberê Camargo, tornando-se seu assistente. Leciona desenho e pintura na Escolinha de Arte do Brasil e, em 1957, muda-se para São Paulo para lecionar na Fundação Armando Álvares Penteado até 1963. Retorna ao Rio em 1964, onde publica "25 Gravuras" e mantém uma carreira distante de movimentos artísticos, focando em abstração geométrica e construtivismo influenciado por Mondrian e Bauhaus.

Durante os anos 1970, Sued se aproxima ainda mais do construtivismo, trabalhando em grandes áreas cromáticas e buscando plasticidade. Ele vê a pintura como um fazer intelectual, solitário e meditativo, e se mantém distante das disputas entre concretos e neoconcretos, bem como das discussões sobre nova figuração dos anos 1960.

A conquista de uma dimensão pública é vista como sua maior contribuição à pintura brasileira, superando o intimismo de outros modernistas. Suas obras são reconhecidas por estruturas precisas e impessoais, e por uma abordagem que projeta o espaço da pintura para fora, através de campos variados de cor.

Sued nunca cristalizou sua linguagem abstrata em estruturas preconcebidas. Nos anos 1990, introduziu novos elementos, como tinta de alumínio e pinceladas espessas, além de retomar a colagem, explorando relações entre luz, superfície, espaço e tempo na pintura. Sua obra reafirma sua posição como um inovador constante na arte brasileira.

Fontes:
Foto: http://iberecamargo.org.br/artista/eduardo-sued/

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista