Edith Derdyk

Edith Derdyk

Edith Derdyk é graduada em Belas Artes pela FAAP (1977/1980). Iniciou nas artes gráficas, criou muitos trabalhos gráficos como capas de livros, capas de álbuns e ilustrações (co-criado com o fotógrafo Gal Oppido para o grupo pop RUMO). Editou dois clipes audiovisuais com personagens de ensaio (fotos de Carlos Fadon, trilha original de Paulo Tatit). As obras foram exibidas no MIS, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Teatro Lira Paulistana, FAU e CCSP em 1982/1985. Escreveu e ilustrou 3 livros infantis: Estória Sem Fimmm (Editorial Summus/1980), O Colecionador de Palavras e A Sombra da Sandra Assanhada (Editora Salesianas/1986 e 1987 respectivamente). Atualmente coordena músicas da Coleção Siricutico com o selo Palavra Cantada editado pela Cosac&Naify.
Publicou duas obras teóricas: Formas de Pensar o Desenho e O Desenho da Figura Humana, pela Editora Scipione em 1988 e 1989, respectivamente. Publicou Linha de Costura pela Editora Iluminuras em 1997. Produziu o livro Vão (Edição Independente/1999); O que fica do que escapa (Edição Independente/2000); Fresta e Fiação(Edição Independente/2004). Em 2001 lançou pela Editora Escuta o livro Linha de Horizonte – por uma poética do ato criador.
Desde 1981 participa de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Em 1994 e 1995 participou de Sombras e Espelhos no MAM-SP e CCBB-RJ com curadoria de Aracy Amaral. Em 1996 participou do MAM-SP e RJ dos 15 artistas brasileiros com curadoria de Tadeu Chiarelli. Em 1998 participou da exposição Arte Brasileira sobre Papel organizada pelo MAM/SP, que apresentou obras da coleção com curadoria de Tadeu Chiarelli. Em 2002 também realizou uma exposição individual como artista convidada no Centro Cultural de São Paulo. Em 2003 participou da exposição Tecendo o Visível do Instituto Tomie Ohtake com curadoria de Agnaldo Farias. Em 2003 realizou a individual Campo Dobrado no Museu de Arte de Santa Catarina/Florianópolis e Declive na Haim Chanin Fine Arts em Nova York/EUA. Participou de feiras internacionais (Arco, Miami Basel) representada pela Marília Razuk Galeria de Arte, onde em 2004 realizou uma exposição individual Ângulos.
Suas obras estão em acervos públicos: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fundação Padre Anchieta/São Paulo; Câmara Municipal de Piracicaba; Museu de Arte de Brasília; Museu de Arte Moderna - São Paulo; Instituto Cultural Itaú - SP; Diretor Municipal de Assuntos Culturais – Santos ; Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte Moderna da Bahia; Fortaleza do Dragão do Mar; CCSP; Fotografia Porto Seguro; Instituto Paw/Indiana; Prefeitura de Nuremberg/Alemanha.
Hoje realiza cursos livres para professores no Instituto Tomie Ohtake, Collégio das Artes e Fullframe Escola de Fotografia e b_arco e galeria Virgílio.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Em breve, produtos vão estar à disposição nesta seleção!