Emiliano Augusto Cavalcanti De Albuquerque E Melo

Di Cavalcanti

Brasil - 1897 - 1976

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, conhecido como Emiliano Di Cavalcanti, foi um dos artistas mais importantes do movimento modernista brasileiro. Nascido em 6 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro, Cavalcanti estudou na Escola Nacional de Belas Artes.

Durante a década de 1920, ele viajou para Paris, onde estudou na Académie Julian e se envolveu com a cena artística da cidade. Lá, ele se familiarizou com os movimentos artísticos europeus contemporâneos, como o cubismo e o surrealismo, que influenciaram seu trabalho.

De volta ao Brasil em 1922, Cavalcanti tornou-se um dos líderes do movimento modernista, que buscava uma nova identidade artística para o país. Seu estilo era marcado por cores vibrantes, figuras estilizadas e uma abordagem moderna e ousada.

Ao longo de sua carreira, Cavalcanti produziu obras em diversos meios, incluindo pintura, desenho, gravura e escultura. Suas pinturas mais famosas retratam a vida urbana e os trabalhadores brasileiros, com destaque para as mulheres negras, um tema recorrente em sua obra.

Além de suas contribuições para a arte brasileira, Cavalcanti também se envolveu na política, lutando pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores. Ele morreu em 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro, deixando para trás um legado significativo na arte e na cultura brasileiras.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista