Desali

Desali

Brasil

Desali é um renomado artista brasileiro com formação em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG). Sua atuação no cenário artístico brasileiro é notável, destacando-se em exposições de grande relevância, como “Enciclopédia Negra” na Pinacoteca de São Paulo; “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros”, no Instituto Moreira Salles; “Sertão”, no Panorama 36 do MAM; a Bolsa Pampulha no Museu de Arte da Pampulha (MAP); além das 32ª edições do Salão Arte Pará e do Salão Itajaí.

Desali também é amplamente reconhecido por suas participações em residências artísticas e por exibir suas obras em exposições nacionais e internacionais. Suas criações integram acervos de importantes instituições, como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), no acervo “Arte da Cidade”; o Museu de Arte da Pampulha (MAP); e a Pinacoteca de São Paulo.

Como fundador do Coletivo Piolho Nababo, em Belo Horizonte, Desali utiliza uma diversidade de linguagens artísticas, incluindo grafite, fotografia, vídeo e intervenções urbanas, abordando temas como as fronteiras entre o centro e a periferia e questionando o colonialismo nas instituições de arte tradicionais. Seu trabalho transforma o espaço institucional ao trazer a autenticidade das ruas para o interior desses ambientes.

Fontes:
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.

Obras do artista

Confira a seleção de obras deste artista