David Gill

David Gill

España

David Gill nasceu em Zaragoza, no norte da Espanha, de uma mãe espanhola e um pai holandês. Mas ele era jovem, a família mudou-se para Londres. "Não havia muito bom mobiliário do século XX para comprar em Londres, então minha educação era através de livros", explica ele. "Quando eu era jovem, adorava ir aos mercados, particularmente em Paris, onde você poderia encontrar coisas incríveis. Eles nem sempre eram baratos, mas extremamente bonitos ".

David Gill, designer e dono de uma rede de galerias, inaugurou sua primeira galeria no Fulham Road de Londres em 1987. Desde a abertura exibiu trabalhos de artistas de renome mundial como Jean Cocteau, Giacometti, Yves Klein e Henri Matisse. O primeiro mobiliário que ele vendeu incluiu peças históricas de Le Corbusier, Jean-Michel Frank e Mies Van Der Rohe. David começou a colaborar com Designers, Artists and Architects para estabelecer um novo cânone de peças de edição limitada, exibindo o mobiliário de alumínio do Minimalist Artist Donald Judd em 1990.

Em 1999, David expandiu suas operações para uma nova galeria em Vauxhall, renovando um grande armazém para seu próprio trabalho. O espaço multidimensionado tornou-se um centro de encontros e exposições internacionais de arte, incluindo uma importante instalação de obras de Paul McCarthy, a primeira na Grã-Bretanha. Sua colaboração com a Line Vautrin trouxe sua aclamação internacional, culminando na exposição inovadora de 1999 no Musée des Arts Decoratifs em Paris.

Em 2012, David Gill abriu sua terceira galeria em St James, em frente a Christie's, onde já havia começado sua carreira. A primeira exposição no novo espaço foi a Coleção Líquida Glacial de Zaha Hadid, seguida das Tabelas de Água de Gaetano Pesce em outubro do mesmo ano. Em 2015, David juntou-se ao curador Peter Fleissig para duas exposições individuais: Merterricious de Jorge Pardo e Mysterium de Michele Oka Doner.


Nos últimos trinta anos, a Galeria David Gill evoluiu para uma presença global, expondo em Basileia, Dubai, Londres, Miami, Nova York, São Francisco e Xangai. O seu vibrante programa contemporâneo apresenta colaborações com os principais artistas, arquitetos e designers internacionais, incluindo Barnaby Barford, Mattia Bonetti, Campana Brothers, Sir David Chipperfield, Michele Oka Doner, o falecido Dame Zaha Hadid, Jorge Pardo, Gaetano Pesce e Fredrikson Stallard. Os trabalhos da galeria podem ser encontrados em coleções públicas e públicas estimadas, incluindo o Museu Victoria e Albert em Londres e o Museu de Arte Moderna em São Francisco.

David Gill é um benfeitor de museus e instituições públicas em todo o mundo. Ele apoiou grandes exposições, incluindo a retrospectiva seminal 2014 Gaetano Pesce no Museu Maxxi de Zaha Hadid, em Roma, bem como shows em Le Grand Hornu na Bélgica, o MAD Museum em Nova York e a Fondazione Berengo em Veneza. David Gill colaborou nas residências do Artista de Verão no Hydra Projects, com Garouste e Bonetti (1996) e Grayson Perry (1999), que ele exibiu pela primeira vez em 1992.

David Gill foi homenageado com o Chevalier da Ordre des Arts & des Lettres e como Diretor da Ordre des Arts & des Lettres. Um livro sobre a vida e o trabalho de David está sendo escrito por Meredith Etherington-Smith e será publicado no início de 2018.

Fonte:
Foto: http://www.thelondonmagazine.co.uk/interiors-gardens/celebrity-homes/david-gill.html
Texto: http://www.davidgillgallery.com/about-2/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

1 Item(s)

  • David Gill

    Suporte para lareira

    Avaliação:

    R$22.000,00
    Por David Gill Suporte para lareira

    Medidas

    Altura: 64 cm

    Descrição

    Data: Século XIX

    Assinatura: Assinado

    Estado de conservação: Bom

    Origem: Europa

1 Item(s)