Dan Fialdini

Dan Fialdini

O lúdico e o construtivismo se encontram no trabalho do artista plástico Dan Fialdini em suas obras esculpidas em mármore. Seu trabalho revela diversidade e dedicação a um trabalho artesanal e solitário. São peças elegantes e delicadas, caso da “Know-a-bit”, feita em mármore de Carrara e da contrastante “Ra”, feita com base em arenito do Paraná e folha de ouro, que homenageia o deus do Sol egípcio. Dan Fialdini foi assessor de Pietro Maria Bardi, o mítico diretor do Museu de Arte de São Paulo (Masp) por duas décadas, de 1970 ao início dos anos 90, onde também foi curador de exposições e montagens. Em seguida, passou a se dedicar primordialmente à escultura, um ofício em que completa um ciclo de 30 anos de atividade.
Em um processo lento, o artista trabalha em blocos maciços de mármore em tons claros, que ressaltam as sombras, dando maior dramaticidade às peças. Sem o auxílio de assistentes, é ele quem esculpe a pedra bruta em um trabalho integralmente artesanal e de imersão.
Esculpidas na dureza do mármore, muitas de suas esculturas lembram cenários mediterrâneos, paisagens imaginárias e cidades mitológicas. Vistas em conjunto transmitem uma aura de tranquilidade, que remete a um eloquente e sereno silêncio.
As esculturas de Dan Fialdini despertam uma nostalgia de um tempo e um lugar indefinidos. São casas, fachadas, barcos ou estranhos cenários imaginários, esculpidos no mármore, que parecem saídos de alguma paisagem mediterrânea. Há uma certa teatralidade em sua obra, reforçada pelo uso da luz como elemento central da escultura.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista