Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo pelo WhatsApp.

Atendimento pelo WhatsApp
Carlos Cruz Diez

Cruz Diez

Venezuela - 1923

O artista plástico venezuelano Carlos Cruz-Diez (Caracas, 17 de agosto de 1923 - Paris, 27 de julho de 2019) foi pioneiro na arte cinética.

Estudou na Escuela de Artes Plásticas y Aplicadas de 1940 a 1945. Trabalhou como ilustrador antes de exercer a função de diretor de arte na filial venezuelana da McCann-Erickson, agência de publicidade norte-americana. Em 1955 mudou-se para a Europa, fixando-se em Paris, cidade em que viveu de 1960 até sua morte.

A cor o seduziu desde criança, quando mudava diante de seus olhos ao lançar luz nas garrafas de vidro da fábrica artesanal administrada pelo pai. Manteve essa paixão por toda a vida. Carlos Cruz-Diez ganhou o prêmio internacional de pintura na Bienal de São Paulo de 1967. Em 2012 realizou uma grande retrospectiva de sua carreira na Pinacoteca do Estado de São Paulo, composta por cerca de 150 obras.

A arte de Carlos Cruz-Diez está exposta em museus como o MoMA, de Nova York, o Tate Modern, em Londres e o Centre George Pompidou, de Paris. Também está nas ruas, onde torna a experiência do espectador não apenas tátil, como visual. “Eu sempre acreditei que a arte não deve ser isolada da sociedade; arte é um meio de comunicação. Não deve ficar contida dentro de quatro paredes. Então eu sempre gostei de ir para a rua, fazer arte da melhor maneira, ser sincero e oferecê-lo a todos.”

Fontes:
Foto: http://miec.cm-stirso.pt/portfolio/carlos-cruz-diez/
Texto: https://news.artnet.com/art-world/carlos-cruz-diez-obituary-1611877

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista

Bem vindo! Escolha uma das opções abaixo: