Claudio Tozzi

Claudio Tozzi

Brasil - 1944

Claudio José Tozzi (São Paulo, São Paulo, 1944) é um pintor brasileiro com mestrado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Inicialmente influenciado pela arte pop, Tozzi utilizou imagens da mídia de massa, como em sua série "Bandido da Luz Vermelha" (1967), que evoca a estética das histórias em quadrinhos. Suas obras frequentemente abordam temáticas políticas e urbanas, utilizando técnicas como a serigrafia. Em 1967, seu painel "Guevara Vivo ou Morto" foi destruído por um grupo radical de direita durante o Salão Nacional de Arte Contemporânea, mas foi restaurado pelo próprio artista.

A partir de 1969, após uma viagem de estudos pela Europa, Tozzi começou a focar mais na elaboração formal de suas obras, distanciando-se do caráter panfletário anterior. Durante a década de 1970, ele explorou pesquisas cromáticas, e nos anos 80, abriu suas temáticas para figuras como papagaios e coqueirais, além de uma tendência à geometrização das formas. Ele passou a usar um rolo de borracha reticulado nos seus quadros, adicionando textura e volumetria.

Tozzi também criou painéis para espaços públicos em São Paulo, como "Zebra" na Praça da República e na Estação Sé do Metrô, além de painéis no Rio de Janeiro, como na Estação Maracanã do Metrô Rio. Seu trabalho foi apresentado em exposições significativas como "Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento" (2000) e "Nave dos Insensatos" (2005) no Museu da Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP).

Fontes:
Foto: http://jornal.usp.br/cultura/cinco-professores-da-usp-conquistam-o-premio-abca/attachment/claudio-tozzi/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista