Carlos Vergara

Carlos Vergara

Brasil - 1941

Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1941) é um artista brasileiro conhecido por sua multifacetada produção que inclui gravura, fotografia e pintura. Inicialmente dedicado ao artesanato de jóias no Rio de Janeiro na década de 1950, Vergara exibiu suas peças na 7ª Bienal Internacional de São Paulo em 1963. Neste mesmo ano, iniciou seus estudos em desenho e pintura com Iberê Camargo (1914-1994).

Vergara se destacou nas mostras Opinião 65 e 66 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e foi um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira em 1967, que marcou um momento significativo para a vanguarda brasileira. Além de pintor, atuou como cenógrafo e figurinista de peças teatrais, e suas pinturas dessa época demonstram influências do expressionismo e da arte pop.

Durante a década de 1970, utilizou fotografia e filmes Super-8 como meios de explorar reflexões sobre a realidade brasileira, com um interesse particular pelo carnaval. Também colaborou com arquitetos na criação de painéis para edifícios, utilizando materiais e técnicas do artesanato popular.

Em 1972, publicou o caderno de desenhos "Texto em Branco", e nos anos 1980, Vergara retornou à pintura com uma série de obras abstratas geométricas, explorando tramas de losangos que definem campos cromáticos. Desde o final dos anos 1980, o artista passou a empregar pigmentos naturais e minérios em suas criações, utilizando superfícies diversas.

A série "Monotipias do Pantanal", realizada em 1997, reflete sua imersão na natureza, onde captura diretamente texturas de elementos naturais como pedras e folhas, criando obras que evocam uma conexão profunda com o ambiente natural.

Fontes:
Foto: http://www.sescrio.org.br/noticia/21/05/15/sesc-exibe-mostra-de-carlos-vergara

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista