Carlos Araújo

Carlos Araújo

Brasil - 1950

Nascido em 1950 em Juazeiro, Ceará, é um influente pintor e gravador brasileiro. De formação autodidata, Araújo começou a estudar por conta própria em 1963 com o painel "Alegoria ao Carnaval". Posteriormente, entre 1971 e 1975, cursou engenharia na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Em 1973, foi convidado a participar da exposição "Imagens do Brasil" em Bruxelas, e no ano seguinte realizou sua primeira exposição individual no MASP, onde também expôs outras vezes.

Araújo é conhecido por trabalhar com uma variedade de técnicas, incluindo pintura, desenho e litografia. Em 1989, lançou em Paris o livro de litogravuras "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse". Seus trabalhos frequentemente incluem elementos da pintura renascentista, e ao longo de sua carreira, realizou diversas exposições individuais e coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Em 1980, seu painel "Anunciação" foi enviado pelo governo brasileiro ao Papa João Paulo II. Em 1984, foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A obra de Araújo é reconhecida por sua técnica refinada e por temas que refletem intensamente a sociedade brasileira, transformando as misérias e tragédias humanas em arte. Seu estilo metafísico é caracterizado pela construção de espaços etéreos e figuras humanas fugidias, conferindo um sopro espiritual e etéreo às suas criações.

Fontes:
Foto: https://followthecolours.com.br/art-attack/carlos-araujo/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista