Andrea Facchini
Brasil
Andréa Facchini, artista visual nascida em Cataguases, MG, vive e trabalha em Niterói, RJ. Graduada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ e com Licenciatura em Artes pela UNIVERSO, Niterói, participou de cursos no Parque Lage e integrou os grupos Alice e Ateliê APipa.
Exposições Individuais: No Rio de Janeiro, apresentou “Outras Margens” no Centro Cultural Justiça Federal e “Sobre Dobras” no Centro Cultural Correios. Em Niterói, destacou-se com "Alguma coisa atravessa pelos poros" na mGaleria da UFF, “Lugar Algum” e "Desdobramentos” no CC Paschoal Carlos Magno, além de “Cotidiano” no Circuito de Arte Singular. Em Cataguases, MG, realizou “Percepções Alternadas” no Instituto Francisca Peixoto e “Todas as Cores”, exposição itinerante no Museu da Cia Força e Luz, Usinas Culturais de Leopoldina e Manhuaçú, MG. Em São Paulo, apresentou "Andréa Facchini" na Galeria Thomas Cohn e uma coletiva com caráter de individual no MARP, Ribeirão Preto, SP.
Exposições Coletivas e Institucionais: Participou de exposições em diversas galerias, incluindo Mercedes Viegas, Luciana Caravello, Amarelonegro e Sergio Gonçalves no Rio de Janeiro, além de Oscar Cruz e Galeria Thomas Cohn em São Paulo. Em instituições, esteve presente em locais como SESC Ramos, SESC Nova Iguaçu, Centro Cultural Correios, IBEU, EAV Parque Lage, BNDES, IAB, Solar Meninos de Luz, Ateliê Euvira, Antiga Fábrica Bhering e CEDIM no Rio; Museu do Ingá, Museu Antonio Parreiras, SESC, UFF e Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói; Memorial da América Latina e Ateliê 397 em São Paulo; Espaço Cultural Egydio A. Coser em Vitória (ES); Fundação Cultural de Itajaí em Santa Catarina e Museu do Estado do Pará em Belém, PA.
Feiras e Prêmios: Facchini participou de importantes feiras de arte como SPArte, ArteBA, ArteRio, Parte e Artigo. Foi selecionada para o Salão Nacional de Artes de Itajaí, SC e “Novíssimos” na Galeria do IBEU, RJ. Recebeu o Prêmio Aquisição no Salão Arte Pará e o Prêmio de Pintura no Salon d’Automne da América Latina em São Paulo, o que lhe rendeu uma participação no Salon d’Automne em Paris, França. Suas obras integram os acervos do Centro Cultural Correios (RJ) e do Museu do Estado do Pará. Atualmente, é representada pela Sergio Gonçalves Galeria no Rio de Janeiro.
Fontes:
Foto: http://falauniversidades.com.br/entrevista-andrea-facchini-artista/
Texto: Pesquisa e curadoria Blombô, com apoio de inteligência artificial para redação e estruturação de conteúdo.