Amilcar de Castro

Amilcar De Castro

Brasil - 1920

Maestria em Escultura Minimalista e Geométrica

Amilcar de Castro (1920-2002) foi um dos mais renomados escultores brasileiros, conhecido por sua abordagem minimalista e geométrica. Nascido em Paraisópolis, Minas Gerais, ele foi uma figura central na evolução da escultura moderna no Brasil, utilizando principalmente o aço corten para criar obras que são ao mesmo tempo robustas e elegantemente simples.

A obra de Amilcar de Castro é profundamente influenciada pela arte concreta e abstrata, e se caracteriza pela utilização de formas puras e a exploração das propriedades físicas dos materiais. Suas esculturas são notáveis pela clareza de suas linhas e pela forma como interagem com o espaço ao redor, oferecendo novas perspectivas e experiências visuais.

Ao longo de sua carreira, Amilcar de Castro ganhou reconhecimento internacional, com suas obras presentes em importantes coleções e exposições em todo o mundo. Ele é frequentemente celebrado por sua habilidade em transformar materiais industriais em expressões artísticas refinadas, que comunicam equilíbrio e tensão visual.

As obras de Amilcar de Castro são indispensáveis para colecionadores que valorizam a arte moderna e a escultura como forma de expressão. Elas representam uma fusão de técnica e emoção, capturando a essência do minimalismo com um toque distintamente brasileiro.

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista