Alfredo Volpi

Alfredo Volpi

Itália - 1896 - 1988

Um Mestre Artístico Brasileiro da Itália

Alfredo Volpi (1896 - 1988) foi um renomado artista brasileiro, celebrado por suas pinturas geométricas e coloridas. Nascido em Lucca, na Itália, Volpi mudou-se para o Brasil com dois anos de idade e foi criado em São Paulo. Sua carreira artística começou como pintor de casas, onde adquiriu habilidades técnicas e refinou sua apreciação por formas e cores.

Ao longo de sua carreira, Volpi explorou vários estilos e técnicas, desde paisagens realistas até abstrações geométricas. Ele foi uma figura-chave no movimento artístico conhecido como "Grupo Santa Helena" e participou da primeira Bienal Internacional de São Paulo em 1951.

Sua obra é caracterizada por composições harmoniosas, uso de cores vibrantes e uma estética única que mescla elementos do cotidiano urbano com referências à cultura popular brasileira, como bandeirinhas, casas e festividades tradicionais.

Alfredo Volpi deixou um legado significativo na arte brasileira, sendo considerado um dos grandes mestres da pintura moderna do país. Suas obras estão presentes em importantes coleções e museus em todo o mundo, destacando-se por sua singularidade e contribuição para a cultura visual brasileira.

Fontes:
Foto: https://galeria-ipanema.com/alfredo-volpi/

Obras do Artista

Confira a seleção de obras deste artista